Você está aqui » Mecânica » Componentes de um Motor.

Componentes de um Motor

Vimos anteriormente uma descrição rápida de como funcionam os motores 2 e 4 tempos, agora veremos um pouco sobre cada um dos principais componentes que em conjunto tornam possível o funcionamento de qualquer motor.


Bloco do motor: o maior e mais importante componente do motor, praticamente todas as parte do motor são de alguma forma ligadas direta ou indiretamente ao bloco. Ele é feito de metal fundido, geralmente uma liga de ferro.


Cilindros: é considerado o coração do motor, são cavidades localizadas no bloco do motor, por onde os pistões se movimentam. Cárter: é a parte inferior do bloco do motor, é responsável por abrigar o virabrequim e também serve como o reservatório de óleo do motor.


Virabrequim: é o responsável pela conversão do movimento vertical do pistão em movimento de rotação. Ele gira no interior do cárter e é projetado de acordo com o número de cilindros. No virabrequim existem partes descentralizadas onde são fixadas as bielas.


Biela: é a peça que transmite o movimento do pistão ao virabrequim durante a combustão. Também permite o movimento dos pistões durante admissão, compressão e escape. A biela é basicamente uma haste com dois furos nas extremidades.


Pistões: são eles que transmitem a potência gerada pela combustão às bielas, eles são unidos às bielas através de pinos e o contato com as paredes laterais é feito através de anéis. O formato do topo do pistão combina com a geometria do cabeçote para formar a câmara de combustão, sendo assim, a parte mais exposta ao calor e a pressão da combustão é o topo do pistão. O topo do pistão pode apresentar uma variedade de geometrias visando facilitar o processo de combustão.


Anéis de segmento: eles são fixados em ranhuras feitas na lateral superior do pistão, geralmente apresentam três segmentos de anéis. Os dois superiores têm a função de evitar a perda da potência e evitar a passagem de ar/combustível para o cárter e o terceiro veda a passagem de óleo do cárter para a câmara de combustão.


Cabeçote: é a parte que cobre a parte superior do bloco, possui cavidades na direção dos cilindros que juntamente com o topo do pistão formam a câmara de combustão. É no cabeçote também que fica localizada a vela de ignição.


Vela de ignição: dispositivo elétrico formado por um eletrodo metálico que atravessa a parte central do isolador de porcelana, que através de uma centelha elétrica inflama a mistura de ar/combustível na câmara de combustão. A vela recebe uma voltagem de 20 ou 30 mil volts para produzir essa centelha.


Trem de válvulas: é um sistema formado por diversos componentes que compõem o mecanismo do sistema de válvulas de admissão e exaustão. É composto pelo eixo de comando de válvulas, alças, hastes, balancim, molas e válvulas.


Eixo de comando de válvulas: tem a função de comandar a abertura e o fechamento das válvulas no momento adequado. É basicamente um eixo com partes ovais, chamados de excêntricos, com os quais as alças fazem contato. Conforme o eixo gira, um movimento é transmitido através hastes e balancim até as válvulas fazendo com que elas se abram, e em seguida as molas fazem com que as válvulas voltem à posição de fechamento.


Autor: Sidmar Vedovetto »

Free Web Hosting