Você está aqui » Pilotagem » Protetor de Coluna.

Protetor de Coluna. Só para a Pista?

Correr de moto em autódromo ou participar de competições de MotoCross implica no uso obrigatório de protetor de coluna. Se por um lado seu uso é óbvio em função do risco de acidente inerente a quem opera próximo aos limites na busca de melhorar seu desempenho, por outro lado autódromos e pistas de competição são ambientes controláveis, ou seja, não tem pedestre, ciclista, cruzamentos, cachorro, "buracos" desconhecidos, entre outros.


Em nosso dia a dia nas estradas e cidade não buscamos operar nos limites da moto, mas estamos num ambiente "instável" onde um descuido nosso, de terceiros, ou problemas na via pode nos colocar como vítimas de um acidente.


A coluna vertebral é uma extensão da cabeça e é responsável pela distribuição dos sinais neurológicos necessários ao funcionamento do corpo. Protegê-la é uma opção que não é cara e nem desconfortável. Protetores de coluna não são usados e ainda é desconhecido por muitos. Se você não tem um, compre... se tem, use também na cidade. Ele é o "capacete" da nossa coluna.

 

Posição de Pilotagem. Como se Fixar na moto.

Minha primeira necessidade em aprender como me posicionar e me manter preso à moto veio no trajeto Curitiba/São Paulo onde a "tensão" da viagem me resultou em dores musculares nos ombros, braços e antebraços a ponto de parar no acostamento para tentativa de relaxamento.


Surpresa minha foi descobrir que o problema não tinha como origem a "tensão" da viagem, mas sim minha postura sobre a moto. Eu a pilotava como se fosse uma bicicleta, ou seja, me "fixava" na moto segurando com força no guidão, sendo que, o correto, é fazê-lo usando joelhos, calcanhares e ponta dos pés... Aplicando ao guidão a força MÍNIMA necessária para o esterço e contra-esterço.


Foi como inventar o fogo! Minha vida de motociclista mudou... Aumentou o conforto em cerca de 125zilhões de vezes, e melhorou o desempenho, prazer e segurança na mesma proporção. De quebra, não sofro mais com lombadas (quebra-molas), ruas onduladas, cansaço, e nem mesmo garupa em curva ou freadas (desde que esta bem orientada).


O vídeo tem dicas para motos esportivas acima de 600cc, uma vez que a posição de pilotagem é mais inclinada (pedaleira alinhada abaixo do banco e guidão mais baixo), o que favorece suas aplicações e resultados.


Autor: Emílio Caldeira »

Free Web Hosting