Você está aqui » Dicas » Dicas Úteis.

Dicas Úteis

Ande sempre equipado: Você já leu ou ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos, joelhos e cotovelos . Na estrada e na cidade que, aliás, é onde a grande maioria dos acidentes acontece. Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com segurança.


Farol aceso o tempo todo: A motocicleta é um meio de transporte ágil e rápido, mas todo cuidado é pouco quando o assunto é a sua segurança. Segundo o código nacional de trânsito trafegar de moto com o farol apagado pode gerar multa e sete pontos na carteira. Isso porque é considerada infração gravíssima por implicar diretamente na segurança do motociclista e de todos a sua volta.


Concentração é fundamental: A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos. Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra questão, ela combina pouca segurança passiva com boa segurança ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa). Mas se o acidente acontecer (segurança passiva), o piloto estará menos protegido do que o motorista em um veículo fechado.


Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que a moto possui para evitar acidentes. Por isso tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista, principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool.


Viajando de Moto: Viajar de moto é um grande prazer, a sensação de liberdade, o vento batendo no corpo e o cheiro da estrada só uma viagem de moto pode proporcionar. Mas existem cuidados a serem seguidos para não transformar um belo passeio em pesadelo. Primeiro vamos falar sobre a estrela desta viagem, "A moto e não você".


A moto é uma máquina e não vai avisar quando estiver com algum problema. Por esse motivo é sempre muito importante ter todo cuidado com a manutenção preventiva e de rotina. Sempre antes de pensar em colocar a sua moto na estrada faça uma verificação simples: Nível do óleo, calibragem e nível de desgaste dos pneus, tensão e lubrificação da corrente.


Todos esses itens são básicos, mas que se não levados a sério podem fazer você ficar na mão no meio de uma viagem. Quando a viagem for mais longa e envolver hospedagem fora de casa, programe-se com no mínimo 1 mês de antecedência, para poder realizar as reservas nos hotéis e não ter nenhum imprevisto e acabar ficando sem lugar para dormir.


Trace bem o roteiro e as paradas para alimentação, descanso e reabastecimento. Muito cuidado com alguns tipos de comida, principalmente maionese. De preferência para comidas leves, frutas e verduras e nunca exagere na quantidade, porque você não está em casa, mas na estrada.


Viajar de moto durante a noite não é proibido, mas considero não ser uma boa opção. A falta de iluminação tira boa parte da visibilidade do motociclista e objetos, buracos ou até mesmo óleo derramado na pista podem não ser avistados a tempo, resultando em queda do motociclista.

 

Autor: João Carlos »

Free Web Hosting